casa antónio rebelo no YouTube®
casa antónio rebelo no YouTube®
Encontra-se em fase de licenciamento o nosso mais recente projecto de habitação singular, a casa António Rebelo, que será construída a norte de Lamego, no limite urbano da cidade, num terreno marcado pela tranquila vista para a Serra do Marão.
De limite irregular e forma aproximadamente triangular, o terreno tem acesso a poente que desenha um caminho privado que divide a parcela em duas zonas com dois tipos de plantação: a sul uma mancha oliveiras e a norte uma pequena vinha. Porque há vontade de preservar a actual zona de oliveiras, eliminamos qualquer indecisão sobre a implantação. Esta faz-se no extremo norte do lote, para desenvolver uma casa de planta rectangular, segundo um eixo longitudinal orientado para a serra do Marão, à cota natural do terreno. Esta opção preserva o actual acesso ao terreno feito a poente, pela estrada. Encontrada a implantação e fixada a “porta”, para disciplinar o desenho definimos uma modelação tridimensional de 2,40m, cujos múltiplos e submúltiplos se adaptam a todas as exigências do projecto e do programa: 2,40m para o pé-direito; 1,20m para a platibanda que ao mesmo tempo recebe uma viga invertida que assim fica dissimulada; 0,60m para a modelação dos armários interiores; 0,40m para a espessura das paredes exteriores.
A casa desenvolve-se em torno de um pátio central que evoca a tipologia centenária do claustro. A hierarquização dos espaços pode ser entendida através de um percurso feito no sentido dos ponteiros do relógio a partir da entrada: primeiro a zona social; depois a de serviços; finalmente a privada. Este percurso em volta do pátio termina simbolicamente no quarto do casal. Depois há ainda um outro quarto que se autonomiza mas mantém a lógica deste movimento e fecha o “claustro”. A topografia do terreno sugeria o aproveitamento de uma cave, que nos levou a propor o estacionamento coberto a uma cota baixa com acesso automóvel por uma segunda entrada para uso exclusivo dos residentes.
Uma referência final para a cobertura plana acessível, que assume assim o papel de um grande miradouro sobre a soberba paisagem envolvente.
casa antónio rebelo
16 de Março de 2010
localização
relação da zona social com o grande pátio central
transparência para a serra do marão
corte transversal, sistema construtivo
© Lousinha Arquitectos, Lda | última actualização: Terça-feira, 24 de Setembro de 2013